Cultural > Fauna do Clube: Maitaca-verde POR MATHIAS PIRES

Fauna do Clube: Maitaca-verde POR MATHIAS PIRES

Nome comum: Maitaca-verde
Nome científico: Pionus maximiliani
Medidas: Entre 25 e 30 cm de comprimento; peso entre 230-300g.
Alimentação: Se alimenta de frutos e sementes de diversas plantas.
Distribuição: Ocorrem do Norte da Argentina ao Nordeste do Brasil.
No Clube: Áreas de mata, cerrado e plantações. Podem ocorrer em áreas verdes urbanas.
Informações: Fazem seus ninhos em troncos de árvore e barrancos e a reprodução ocorre entre setembro e fevereiro. Vivem em bandos de 6 a 8 indivíduos, mas podem agregar-se em grandes grupos em áreas de alimentação. O termo popular “maritaca” é usado para diferentes espécies de periquitos, ararinhas e jandaias (diferentes aves da família dos psitacídeos, que também inclui os papagaios e araras) que vivem em ambiente
urbano. Muitas vezes as “maritacas” que vemos (e ouvimos) no dia a dia são na verdade outras espécies e não a maitaca-verde de fato.
Local do registro: Mancha de mata próxima à lagoinha pequena adjacente ao lago.

*Mathias Pires é biólogo com Mestrado e Doutorado em Ecologia e pesquisador associado ao Departamento de Ecologia da USP, onde realiza suas pesquisas sobre as causas e consequências da perda de biodiversidade. A fotografia de vida selvagem é um hobby que lhe permite estar sempre em contato com a natureza.