Cultural > Fauna do Clube: Corruíra POR MATHIAS PIRES

Fauna do Clube: Corruíra POR MATHIAS PIRES

Nome comum: Corruíra
Nome científico: Troglodytes musculus
Medidas: Aproximadamente 12cm de comprimento.
Peso: Aproximadamente 10g.
Alimentação: Alimenta-se principalmente de insetos e aranhas.
Distribuição: Ocorre do Canadá à Argentina e praticamente em todos os estados do Brasil.
No Clube: Tanto áreas abertas quanto áreas de mata, mas sempre próximas ao solo.
Informações: A corruíra é uma ave muito comum, ocorrendo praticamente em todos os habitats, desde
matas fechadas até áreas abertas e jardins. Apesar do canto muito potente e melodioso, acaba passando
despercebida devido ao pequeno tamanho. Essas aves fazem seus ninhos em cavidades naturais, como árvores, barrancos e até mesmo construções. Podem usar penas, pelos e até cabelos humanos para forrar os ninhos. Já foram registradas atacando os ovos de outras aves que nidificam em seus territórios.
Local do registro: Mancha de mata próxima à lagoa.

*Mathias Pires é biólogo com Mestrado e Doutorado em Ecologia e pesquisador associado ao Departamento de Ecologia da USP, onde realiza suas pesquisas sobre as causas e consequências da perda de biodiversidade. A fotografia de vida selvagem é um hobby que lhe permite estar sempre em contato com a natureza.