Cultural > Apresentação Fauna do Clube: Jacuaçu, por Mathias Pires

Apresentação Fauna do Clube: Jacuaçu, por Mathias Pires

A partir de agora, os associados do Clube poderão conhecer um pouco mais sobre os animais que vivem e utilizam os espaços do Azul e Branco. Várias espécies de mamíferos e aves podem ser vistas nas áreas verdes e arredores. Algumas dessas espécies têm no Clube um refúgio para sobreviver na área urbana, que cresce cada vez mais à custa das áreas com vegetação natural. Além disso, devido à sua localização, o Clube funciona como

passagem para vários animais que se deslocam entre as áreas verdes da cidade, incluindo a Serra do Japi. O projeto Fauna do Clube tem como objetivo registrar as aves e mamíferos que passam e assim ressaltar a beleza e peculiaridades dessas espécies, ao mesmo tempo que informa sobre sua importância ecológica. A seção será apresentada por Mathias Pires, que é biólogo com Mestrado e Doutorado em Ecologia e pesquisador associado ao Departamento de Ecologia da USP, onde realiza suas pesquisas sobre as causas e consequências da perda de biodiversidade. A fotografia de vida selvagem é um hobby que lhe permite estar sempre em contato com a natureza.

Nome comum: Jacuaçu
Nome científico: Penélope obscura
Medidas: Aproximadamente 70 cm de comprimento e 1 kg de massa corpórea
Alimentação: Principalmente frutos
Distribuição: Regiões Sul e Sudeste do Brasil
No Clube: Áreas de mata e borda da mata
Informações: Por ser ave de grande porte, pode consumir os frutos e ingerir e dispersar as sementes de muitas espécies de plantas.
Local visto: Registrado na trilha entre o lago e os campos de futebol.