NOTÍCIAS

Marketing

Novo Site No Ar

Confira a entrevista com o diretor de marketing do Clube Jundiaiense, Maurício Borelli Nascimento:

Clube Jundiaiense – O que mudou em relação ao antigo site?

Maurício – Antes de tudo, é importante ressaltar que o projeto do novo portal está sendo planejado desde 2015, baseado no conceito de experiência do usuário, e foi dividido em fases. Nesta primeira fase, o foco foi a modernização do visual, a adequação do sistema administrativo que controla o próprio site e algumas funcionalidades básicas, como responsividade ( o site se adapta às telas dos smartphones e tablets), isto é, quando o site é acessado por um desktop tem uma apresentação diferente para com o tablet e celular. Outra funcionalidade bastante importante é a possibilidade de medir a audiência e, com isso, através de cálculos e métricas, será possível explorar comercialmente alguns espaços.

 

CJ – Poderei realizar alteração cadastral, agendar exames, avaliações, colocar o meu nome na lista de espera da natação ou comprar ingressos pelo site?

M – Ainda não, nesta primeira fase. A diretoria do Clube, como um todo, está muito empenhada em aumentar a comodidade ao associado. O projeto deste novo site é muito grande e complexo. Tivemos de dividir em etapas para não inviabilizar financeiramente e evitar um prazo de entrega muito distante. Além disso, entende-se que não basta apenas modernizar os procedimentos internos e disponibilizar diversos serviços online aos associados, mas deverá haver mudanças no sistema interno, que administra o quadro associativo. Após essas mudanças, já está prevista, para a próxima fase, a disponibilização de alguns serviços online, com interação direta do associado.

 

CJ – Onde posso acessar a agenda de atividades da academia?

M – Conforme citei anteriormente, o planejamento do site foi baseado na experiência do usuário e o principal fundamento desse conceito é a gestão do conteúdo como um todo. Toda informação disponível deve ser encontrada, com o menor número de cliques possíveis. Por isso, já na home (página principal), encontram-se na sequência: o menu principal, os destaques, os eventos que vão acontecer, os que já aconteceram, outras notícias e a agenda diária dividida visualmente em Academia, Cultural, Esportes e Social. Destaco a Agenda Completa, nosso maior desafio desta nova versão do site, onde desenhamos uma agenda dinâmica, com tudo o que acontece no clube, dia a dia. Basta clicar no dia desejado e verificar as atividades disponíveis. O acesso a essa área é pelo Menu Principal, no botão AGENDA ou no rodapé da home em “Ver Agenda Completa”.

 

 

“… o planejamento do site foi baseado na experiência do usuário e o principal fundamento desse conceito é a gestão do conteúdo como um todo. Toda informação disponível deve ser encontrada, com o menor número de cliques possíveis.”


CJ – Caso tenha interesse em divulgar minha empresa no Clube, onde posso conferir as possibilidades?

M – Recentemente, mais precisamente na gestão 2013-2015, com o ex-diretor de marketing, José Mário Orlandi, em parceria com a agência DMG&A, o Clube começou a estabelecer as possibilidades de investimentos comerciais. O resultado dessa organização gerou um documento chamado Business Clube Center, em que as empresas podem selecionar uma ação pontual, chamada de “Self-service”, como anúncio em revista, panfletagem, patrocínio, entre outros; podem misturar diversas ações em um pacote, gerando um desconto pelo volume, que chamamos de “Combo”, e também realizar projetos especiais que necessariamente não precisam constar dessas opções, que é chamado de “À La Carte”. Dessa forma, a empresa pode interagir com um segmento específico de associados, elaborar uma ação personalizada etc. Para acessar o Business Center no site é só apontar o mouse no menu principal, em Marketing, e já aparece a opção.

 

CJ – Se quiser ver as fotos dos eventos que passaram, onde acesso?

M – Agora, com melhor organização por data, os eventos passados podem ser encontrados na sessão ACONTECEU na página principal ou apontando o mouse para o menu principal em Agenda, onde aparecerá a opção ACONTECEU.  O mesmo acontece para os eventos futuros, na sessão VEM AÍ e funciona exatamente da mesma maneira.

 

CJ – O novo site trará um impacto nas outras mídias tradicionais do Clube?

M – A maioria dos profissionais de mídia concorda que os meios tradicionais de divulgação, que também são chamados de “offline”, não vão desaparecer, mas tendem a diminuir. Além disso, os meios “online” têm inúmeras vantagens, como mais comodidade e agilidade na informação, menor impacto sobre a natureza e no custeio de produção etc. No caso do Clube, especificamente da revista, que é o principal meio de divulgação e informação, já estávamos criando a cultura para que o leitor acessasse mais fotos ou outros conteúdos no site ou nos meios digitais. Agora a intenção é que o site e revista se complementem naturalmente, cada um com sua função. Mas iremos concentrar o maior peso das informações e coberturas jornalísticas no novo site. Ainda estamos estudando um melhor e novo formato para nossa revista.

 

CJ – Por fim, você quer deixar mais alguma informação relevante para nossos associados, em relação ao novo portal?

M – Usem sem moderação. Precisamos do apoio do associado neste momento de transição e de modernização de um ambiente online, complexo como este. Dependemos de feedbacks, sugestões, críticas, apontamentos de eventuais problemas de navegação, para melhorarmos ainda mais nossa ferramenta. Ninguém melhor do que o próprio usuário  para poder nos ajudar a evoluir este bonito projeto que tenho orgulho de ter participado e dirigido. Nosso maior interesse é sempre fazer o melhor possível para nós todos, associados, trazendo mais conforto, agilidade e modernidade para nosso querido CJ. Agradeço à minha equipe de Marketing, pelo excelente trabalho desenvolvido neste período de estruturação do novo portal, desde as longas e diversas reuniões de briefings, até esta etapa final de transição de conteúdo e entrega do projeto. E, por fim, agradeço também a toda diretoria e presidência, que acreditaram neste projeto e deram autonomia criativa para poder executar tal trabalho. Vamos pra frente, pois isto é só o começo. Obrigado!

 

Veja também:

Comentários

Exibindo Comentários