X

O que você está buscando?

  • Categoria

  • Tipo de conteúdo

Acontece no CJ > 22 de Março é Dia Mundial da Água

22 de Março é Dia Mundial da Água

Há 25 anos, a ONU divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, um documento cada dia mais importante, que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações com o objetivo de despertar a consciência ecológica de toda a humanidade para a questão da água.

 

Declaração Universal dos Direitos da Água

A presente Declaração Universal dos Direitos da Água foi proclamada tendo como objetivo atingir todos os indivíduos, todos os povos e todas as nações, para que todos os homens, tendo esta Declaração constantemente no espírito, se esforcem, através da educação e do ensino, em desenvolver o respeito aos direitos e obrigações anunciados e assomam, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação efetiva.

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Organização das Nações Unidas, 22 de março de 1992.

 

Faça a sua parte: economize!

Com atitudes simples, você ajuda a preservar os recursos hídricos, o meio ambiente e economiza na sua conta de água. Fique atento às dicas da DAE para evitar o desperdício de água.

Para limpar a calçada, use a vassoura. Quinze minutos lavando a calçada com mangueira são suficientes para desperdiçar 280 litros de água. A mesma dica vale para lavar seu carro: troque a mangueira pelo balde.

Diminua seu tempo de banho e, enquanto escovar os dentes, deixe a torneira fechada. Antes de lavar as roupas, acumule as peças até atingir a capacidade máxima da máquina. Saiba que uma lavadora de cinco quilos consome cerca de 135 litros de água cada vez que é acionada.

Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos, panelas e recipientes. Depois, encha a pia com água e detergente e deixe os utensílios de molho por alguns minutos. Só então abra a torneira para ensaboar e enxaguar.

Uma torneira pingando pode desperdiçar 46 litros de água por dia. Um “fio” de mais ou menos dois milímetros desperdiça 4.140 litros por mês. E um “fio” de quatro milímetros, 13.260 litros por mês.

Fonte: https://www.daejundiai.com.br/dicas/dicas-para-evitar-o-desperdicio/

Veja também:

Comentários

Exibindo Comentários