Cultural > Fauna do Clube: Bugio-ruivo ou Guariba por Mathias Pires

Fauna do Clube: Bugio-ruivo ou Guariba por Mathias Pires

Boas-vindas ao mais jovem sócio do CJ: a família de bugios do Clube tem um novo integrante

Nome comum: Bugio-ruivo ou Guariba
Nome científico: Alouatta guariba
Medidas: Mais de 1 m de comprimento da cabeça à cauda; peso: fêmeas 4-7 kg, machos 5-7 kg
Alimentação: Alimenta-se principalmente de folhas, mas também consome flores e frutos de várias plantas, podendo dispersar suas sementes.
Distribuição: habita áreas de Mata Atlântica nas regiões Sul e Sudeste
No Clube: Áreas de mata
Informações: Geralmente vivem em grupos de 4 a 5 indivíduos, onde há um macho dominante (maior e mais avermelhado) e um pequeno harém com 3 a 4 fêmeas (menores e com coloração marrom bem escura) e indivíduos jovens. São também conhecidos como macacos gritadores, por produzirem um som potente utilizado para comunicação entre grupos. Tal som pode ser ouvido a distâncias de até 2km e é considerado um dos mais potentes e com maior alcance produzidos entre os animais. O grupo de bugios do Clube está com um filhote bem jovem, que deve permanecer com o grupo até tornar-se adulto.
Local do registro: Mata próxima aos campos de futebol

*Mathias Pires é biólogo com Mestrado e Doutorado em Ecologia e pesquisador associado ao Departamento
de Ecologia da USP, onde realiza suas pesquisas sobre as causas e consequências da perda de biodiversidade.
A fotografia de vida selvagem é um hobby que lhe
permite estar sempre em contato com a natureza.