Cultural > Fauna do Clube: Garça-branca-grande POR MATHIAS PIRES

Nome comum: Garça-branca-grande
Nome científico: Ardea alba
Medidas: entre 80cm e 1m de comprimento
Peso: Entre 700g e 1,7kg.
Alimentação: Alimenta-se principalmente de peixes e outros pequenos animais, como sapos, rãs, lagartos e roedores.
Distribuição: Ocorre praticamente em todos os continentes.
No Clube: Sempre próxima à lagoa.
Informações: As garças são frequentemente vistas pescando nas margens de rios, lagos e lagoas. Com suas longas pernas, caminham cuidadosamente observando a movimentação da presa. Projetam o longo pescoço como uma lança para capturar peixes e outras presas com seu bico longo e pontiagudo. O macho é responsável por construir os ninhos em áreas chamadas de ninhais, onde vários indivíduos se aglomeram ao final do dia. Os ovos são azulados e ambos os pais cuidam dos ovos e dos filhotes. Foi muito caçada no mundo por suas penas, usadas na confecção de chapéus.
Local do registro: Margem da lagoa (com ajuda de Antonio Carlos Osti).

*Mathias Pires é biólogo com Mestrado e Doutorado em Ecologia e pesquisador associado ao Departamento de Ecologia da USP, onde realiza suas pesquisas sobre as causas e consequências da perda de biodiversidade. A fotografia de vida selvagem é um hobby que lhe permite estar sempre em contato com a natureza.