X

O que você está buscando?

  • Categoria

  • Tipo de conteúdo

Comunicados > Novembro Azul

Novembro Azul

Homem também se cuida!

Novembro é conhecido por ser mês de prevenção ao Câncer de Próstata. Mas o que é essa tal de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que fica abaixo da bexiga e à frente do reto, tem o formato parecido com uma maçã e auxilia a produção do sêmen.

A partir dos 50 anos é necessário se manter em alerta, uma vez que a incidência e a taxa de mortalidade aumentam consideravelmente após essa idade.

Muitos homens não possuem sintomas, sendo uma doença silenciosa, por isso a importância dos exames de prevenção. Atualmente os exames mais utilizados são o de toque e de sangue, que procura a dosagem adequada do PSA – antígeno prostático especifico. Sendo aconselhável que sejam incluídos na rotina de exames a partir dos 40 anos.

Os sintomas mais comuns são dificuldade em urinar, fluxo urinário fraco, necessidade de urinar mais vezes e sangue na urina.

Além da idade, devemos considerar outros fatores de risco para a doença, como: histórico de recorrência do câncer de próstata em familiares próximos (pai, irmão, tio, avô) e obesidade.

E a prevenção pode ser feita através de uma dieta balanceada para a manutenção do peso, a prática de atividades físicas, o consumo moderado de bebidas alcoólicas e o tabagismo.

O tratamento na maioria dos casos de câncer de próstata inclui cirurgia para remoção do nódulo, radioterapia e a observação vigilante.

Partiu se cuidar? Agende seu check-up e mantenha sua saúde em primeiro lugar!

Veja também:

Comentários

Exibindo Comentários