X

O que você está buscando?

  • Categoria

  • Tipo de conteúdo

Especial > Circuito Verão – Conexão Terra

Circuito Verão – Conexão Terra

TEMOS NOVIDADES!

Durante todo o mês de janeiro rola o circuito verão do Programa Conexão Terra. Oficinas preparadas para as crianças e também para os adultos!
Todas as vivências acontecem na Casa do Lago.
O circuito é dividido em Ecokids e Ecoadulto, cada um possui 4 oficinas diferentes e para aumentar a sua chance de participar se repetem ao longo do mês.

AS VAGAS SÃO LIMITADAS!
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

ECOKIDS

11 e 20/jan às 9h – De onde vem nossa comida

Onde nasce o amendoim? Do que é feito o pão de queijo? Todas as cenouras são de cor laranja? E os milhos? Nessa atividade lúdica e sensorial, as crianças poderão conhecer um pouco sobre a origem e variedade dos alimentos por meio de exploração de alimentos in natura, brincadeiras e histórias curiosas sobre diversas espécies.

13 e 22/jan às 9h – As sementes

O que são as sementes? Qual a importância de preservá-las? Quem são os guardiões de sementes? A partir dessas indagações e de uma pequena mostra da grande variedade de sementes existentes, vamos brincar e falar sobre biodiversidade. Os participantes também vão conhecer a história do japonês Masanobu Fukuoka – pai da agricultura natural – e aprenderão a sua técnica das bolas de sementes para espalhar mais verde pela cidade.

15 e 25/jan às 9h – Hotel de insetos

Quem são os insetos amigos da horta? O que eles fazem? Como podemos ajudar a preservá-los? Além de apresentar de forma lúdica conceitos como polinização, importância de todos os seres vivos e o manejo natural das

hortas (sem agrotóxicos), construiremos juntos um hotel de insetos, um jeito criativo de ajudar na preservação destes animais.

18 e 27/jan às 9h – Ateliê de reciclagem

Nessa oficina, vamos soltar a imaginação e criar diversos objetos a partir de materiais recicláveis. Mas, antes de começar, convidamos as crianças a

pensar sobre o que é lixo, para onde vai o lixo que sai de suas casas e como podemos reduzir os resíduos que produzimos.

ECOADULTO

11 e 20/jan às 15h – Horta em casa

Que tal plantar a própria comida em casa? Com as informações corretas, é possível cultivar em qualquer espaço. Nesse encontro, vamos ensinar os conceitos básicos para a criação e o manejo de um jardim comestível agroecológico reaproveitando o que temos em casa: suportes, materiais para drenagem, sementes de alimentos, etc.

13 e 22/jan às 15h – Hora do chá

Você sabe como preparar um bom chá? E como melhor aproveitar as propriedades das ervas em benefício da sua saúde e bem-estar? Neste encontro, vamos apresentar algumas espécies e dar dicas preciosas do cultivo, passando pela colheita até o preparo. Para fechar a atividade, faremos um plantio de erva em vaso para levar pra casa.

15 e 25/jan às 15h – Abelhas nativas

Apesar de conhecidas por produzirem mel, cera e própolis, as abelhas têm um papel essencial para a manutenção da vida na Terra. Elas são os melhores e mais eficientes polinizadores da natureza, ajudam a conservar o meio ambiente e manter o equilíbrio dos ecossistemas. Os participantes são convidados a desbravar esse universo e, no final, a produzir uma isca de abelha para ajudar a preservar enxames. 

18 e 27/jan às 15h – Compostagem

Cerca de metade da produção de lixo das casas brasileiras poderia ser evitada com a compostagem doméstica. Nessa oficina, vamos mostrar como ter uma composteira em casa é não apenas uma forma de diminuirmos nossos resíduos, mas também uma ótima ferramenta para estarmos mais atentos ao que comemos e nos conectarmos aos ciclos naturais. Durante o encontro, aprenderemos ainda a fabricar uma pequena composteira doméstica.

Veja também:

Comentários

Exibindo Comentários